Imprimir  

Apresentações - A diferença entre o sucesso e o fracasso

Já muito foi escrito sobre a importância da comunicação nas organizações. A comunicação pode ser vista de muitas formas, sendo que uma das formas como pode ser analisada é se é, de um para um, ou de um para muitos. As estruturas organizacionais têm vindo a evoluir e encontramos formatos diferentes de alguns anos para cá. Por norma são estruturas matriciais e mais achatadas o que implica por um lado, que os gestores tenham que comunicar para um grande número pessoas, e por outro, que o desenvolvimento assente na gestão por projectos, com implicações ao nível dos fluxos comunicacionais (mais diversificados), nomeadamente através de apresentações regulares de ideias para grupos. Assim, começamos a perceber que a comunicação de um para muitos, vulgo apresentações, ganha cada vez mais relevância nos nossos dias.
 
Uma apresentação é uma das ferramentas mais poderosas no mundo dos negócios para conseguirmos atingir os nossos objectivos. Quer estejamos a persuadir colegas, a vender a um cliente, a motivar uma equipa ou a apresentar uma ideia a uma equipa de gestão. O poder de uma apresentação pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Neste tipo de comunicação é importante avaliar o público, planear eficazmente a apresentação, persuadir o público, projectar uma imagem positiva, levar o público a acção, a gerir situações de perguntas e respostas, gerir situações de pressão, comunicar com clareza e vigor, improvisar e transmitir credibilidade.
 
 
 
(comentário Pedro Monteiro em 15.10.2012)
 
 
 
 

Voltar

 
 

Rua Sousa Aroso, 556, 4o esq/4o esq Tr., Matosinhos, 4450-287, PT
P:+351 22 939 67 00

Siga-nos online
 

 
© 2017 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projecto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com