Imprimir  

O Engagement dos colaboradores no momento actual de incerteza

Como gestor, os tempos turbulentos e de incerteza generalizada podem ser perturbadores. Os colaboradores querem ser optimistas, positivos e encorajados sobre o futuro, mas as notícias sobre a economia, as conversas com alguns clientes, e as notícias de outras organizações deixam-nos desconfortáveis e inseguros. O grande desafio prende-se com a conciliação destas ideias um pouco contraditórias, de modo a aumentar o engagement dos colaboradores, num cenário de pessimismo económico.
Eis algumas dicas que podem ajudar:
 
1. Foco na Visão e Missão
Realce o papel das pessoas na organização. Partilhe uma visão optimista sobre o futuro, explicando o papel de cada um na sua concretização.
 
2. Desenvolva Relacionamentos
O papel-chave de qualquer líder é desenvolver colaboradores que o apoiem, que sejam leais e talentosos. Em tempos de turbulência e de mudança, o líder deve ser cada vez mais visível e acessível. Os colaboradores querem um gestor que se preocupa com o bem estar deles (pessoal e profissional). Este é um momento crítico para caminhar pelo escritório e de estabelecer mais contactos com os colaboradores.
 
3. Crie um diálogo permanente
Manter uma comunicação aberta com todos os colaboradores para desenvolver seguidores.
 
4. Incentive o Empowerment
As pessoas apoiam o mundo que ajudaram a criar, daí ser importante implementar acções que dêem visibilidade aos esforços de cada um na criação do futuro da organização.
 
 
(comentário Daniela Moreira em 21.11.2012)
 
 
 
 
 

Voltar

 
 

Rua Sousa Aroso, 556, 4o esq/4o esq Tr., Matosinhos, 4450-287, PT
P:+351 22 939 67 00

Siga-nos online
 

 
© 2017 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projecto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com