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Case Studies

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A Dale Carnegie Training é parceira de empresas de todas as dimensões na obtenção de resultados.
 
Amorim Cork Composites, S.A.

Desafio

A Amorim Cork Composites, S.A. (ACC) resulta de uma fusão efectuada em Dezembro de 2007 da Corticeira Amorim - Indústria, com a Amorim Industrial Solutions I e II, na qual passaram a estar integradas as actividades das duas empresas. Com a fusão foi efectuada uma reestruturação com vista a potenciar as sinergias e consequentemente o compromisso com a qualidade. Todas as alterações, algumas significativas e muitas outras de impacto mais reduzido, provocaram que se assumissem comportamentos muito heterogéneos entre departamentos e níveis hierárquicos, com implicações ao nível da cultura organizacional.
A constatação desta realidade alertou a gestão de topo para a necessidade de alterar a situação de modo a cumprir em pleno com a Missão e seus Valores.
 

A Solução

A Dale Carnegie Training (DCT), desenvolveu com a ACC um projecto em cascata de Cooperação e Direcção de Pessoas, que permitisse a re-orientação de comportamentos através da adopção de um papel de "Role Model" mais motivador e cooperante, possibilitando a disseminação dos efeitos de forma adequada aos desafios enfrentados pelos diferentes departamentos.
Foram envolvidos dois grupos hierárquicos, tendo como objectivo o desenvolvimento de competências de base de liderança (influência e cooperação) e direcção de pessoas, potenciando a capacidade de coordenação e motivação de pessoas a partir da Direcção e Chefias.
O projecto foi desenvolvido de forma faseada, contemplando diversos momentos:
• Diagnóstico - realização de uma Business Improvement Discussion, onde foi desenvolvido um cenário competitivo a médio prazo e foram identificadas as características comportamentais para lhe dar resposta. Permitindo que a DCT, com esta ferramenta obtivesse mais inputs para o detalhe do problema / oportunidade e assegurasse o alinhamento das partes interessadas presentes com os resultados do programa global.
• Comprometimento - onde foi aplicado um assessment ao grupo 1, com o objectivo de compreender as motivações de cada um face a várias temáticas associadas ao programa e simultaneamente desenvolver o comprometimento dos participantes com os resultados do programa.
• Treino e Repetição - realizaram-se sessões de formação em sala, espaçadas no tempo, com aplicações práticas e acompanhamento aos participantes entre elas. Para cada grupo a carga de sessões de, aprox., 20 horas.
• Alinhamento e Coordenação - o grupo 1, elaborou planos de desenvolvimento para os participantes do grupo 2 e foram aplicados assessments aos participantes do grupo 2
• Exemplo e Repetição - de modo a garantir a coordenação e o desenvolvimento de comportamentos homogéneos
• Reconhecimento, com a elaboração de relatórios individuais, incluindo pistas de desenvolvimento
 

Resultados

Após a implementação da solução proposta verificou-se uma alteração de performance em mais de 35% dos comportamentos analisados para o grupo 1 e na globalidade dos comportamentos no caso do grupo 2, com melhorias entre os 17% e os 200% no grupo 1 e entre os 4% e os 32% no grupo 2. Destacam-se no grupo 1 melhorias ao nível do relacionamento interpessoal, cooperação, coaching, estabelecimento de prioridades e o lidar com o erro, capacidade de transformar macro objectivos em actividades diárias e mensuráveis. No grupo 2, destacam-se melhorias ao nível da capacidade de dar feedback, de discordar sem impor a opinião, manter o controlo, lidar com o erro e transformar macro objectivos em actividades diárias e mensuráveis.
O projecto possibilitou um desenvolvimento homogéneo de competências, fomentou o espírito de grupo e a criação de uma linha de actuação comum, apoiando cada um a seguir a cultura da organização, sem perder a liberdade a individualidade através do estilo de liderança. A esse propósito os participantes testemunham:
 
"Hoje sinto-me mais preparado para enfrentar novos desafios sentindo-me mais capaz de motivar aqueles que me rodeiam".
 
"Esta formação ajudou-me bastante a melhorar a minha relação com os meus subordinados e chefias. Consigo abordar várias situações de uma forma mais estruturada fazendo com que os outros olhem para mim e notem que estou diferente na forma com ajo diariamente".
 
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Áreas Curriculares

As competências cobertas pelo nosso processo iMAP são distribuídas em seis áreas curriculares. Seleccione a sua área de interesse abaixo e saiba mais.
Engagement / Comprometimento Liderança
       
Vendas
       
Serviço ao Cliente        Apresentações de Alto Impacto        Melhoria de Processos       

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Employee Engagement White Paper Comprometimento dos Colaboradores
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