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Melhorar a eficácia pessoal

 Já muitos de nós acompanhámos casos de profissionais com excelentes capacidades mas que não conseguem ter sucesso, principalmente quando o mesmo não depende só deles. Peter Bregman, consultor de estratégia e liderança para gestão de topo, identificou uma forma para que este tipo de profissionais possam melhorar as suas capacidades de relacionamento, comunicação e liderança.

A sua proposta consiste num processo de auto-aprendizagem com base em momentos de reflexão. Actualmente, vivemos tão embrenhados na operação e no cumprimento de prazos que raramente paramos para pensar sobre aquilo que fizemos. É um processo que requer abertura para reconhecermos a nossa fraquezas ou situações em que tivemos menos bem. Só assim, estaremos receptivos a fazer mudanças.

Peter Bregman recomenda-nos que a última coisa que devemos fazer num dia de trabalho é ter momento de reflexão sobre as reuniões que tivemos, as conversas que tivemos, emails que enviamos, etc No fundo, sobre tudo que fizemos. O que é que correu bem? O que é que correu mal? Esqueci-me de reconhecer o trabalho de algum colaborador?  Se tivermos a capacidade e humildade para reconhecer o que fizemos menos bem, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com terceiros e se tivermos abertura para proceder a mudanças, estaremos a dar definitivamente um passo em frente num processo individual de melhoria de liderança e eficácia pessoal. Mas há que colocar em prática as mudanças e não apenas reconhecê-las e esse pode ser um processo igualmente difícil. Só praticando poderemos consolidar as mudanças pretendidas.

 
(comentário Pedro Monteiro em 08.04.2013)

 

 

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