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O outro lado da gestão de projectos

Se perguntarmos a alguém sobre as competências fundamentais que um gestor de projecto deve ter, é comum que nos identifiquem aspectos técnicos mais rapidamente do que competências de cariz mais comportamental. É normal porque um gestor de projecto deve ser alguém muito forte tecnicamente nas soluções que implementa. Mas será que é suficiente? Conseguimos implementar e gerir projectos sozinhos? E conseguimos gerir a relação com o cliente só com base na nossa capacidade técnica?
 

Já foram efectuados estudos em que se constatou que as principais causas do insucesso dos projectos estão relacionadas com incapacidades ao nível das "soft skills". Assim, competências como liderança, gestão de expectativas, comunicação e apresentação, resolução de problemas, entre outros são factores diferenciadores para um gestor de projecto de sucesso. A ideia de que os técnicos apenas precisam de estar atrás de um computador a implementar soluções é algo que deve ser uma vez por todas desmistificado e mudança começa com essa percepção por parte dos mesmos.

 
(comentário Pedro Monteiro em 18.04.2013)

 

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