Imprimir  

Principais tendências do Mercado da Formação

Estamos no início de um ano que se prevê bastante difícil. Penso que é importante fazermos um ponto de situação e avaliarmos o passado para tomarmos decisões melhores no futuro. Doug Harvard, CEO da Training Industry, Inc., escreveu um artigo na revista trimestral da TrainingIndustry.com em que fez uma análise do mercado da formação e das suas principais tendências. Um dos aspectos que me pareceu pertinente destacar é o facto de que nos EUA as verbas gastas com formação a nível corporativo terem aumentado 5% em 2012, e que se espera um crescimento para este ano de 2 a 3%. Numa economia que se encontra mais fragilizada do que é normal penso que é oportuno comparar com o mercado na Europa que demonstra uma tendência contrária. Sabendo à partida que os EUA são o principal motor da economia mundial e pioneiros nas principais tendências de gestão, não será altura da Europa e principalmente Portugal avaliar a importância que se dá ao sector da formação?
 
Falando de aspectos mais específicos da área da formação existem igualmente dois aspectos importantes em termos de tendências a ressalvar: uma maior sustentabilidade da formação e o aumento da tecnologia aplicada à aprendizagem e gestão da formação. Relativamente à sustentabilidade da formação, é importante que as pessoas encarem a aprendizagem como um processo contínuo e não algo pontual. É importante perceber que tipo de acções vamos promover depois da mudança inicial, por forma a sustentar a mudança no tempo, assim como a aprofundá-la. Sim, porque o processo de aprendizagem consiste na mudança e evolução constante.
Relativamente à tecnologia parece ser consensual que esta é uma aliada cada vez mais forte do processo de aprendizagem. A formatos informais de aprendizagem à nossa disposição actualmente, com a proliferação de smartphones e tablets deve levar-nos a considerar também este tipo de opções como válidas para o efeito. Claro que associado a isto, existe a questão do reconhecimento da aprendizagem e de competências, mas também aqui parece haver evolução com o desenvolvimento de sofware mais avançado do que os sistemas LMS (Learning Management System). O futuro é hoje!
 
 
(comentário Pedro Monteiro em 07.01.2013)
 
 
 
 

Voltar

 
 

Rua Sousa Aroso, 556, 4o esq/4o esq Tr., Matosinhos, 4450-287, PT
P:+351 22 939 67 00

Siga-nos online
 

 
© 2017 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projecto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com